Com o passar dos séculos, a retórica foi tendo alteradas suas funções.
Daquela preocupação com as técnicas organizacionais do discurso e com a
persuasão, o que se irá assistir, particularmente no final do século XIX, e a uma
vinculação da retórica com a idéia de embelezamento do texto.
À retórica caberia fornecer recursos visando a produzir mecanismos de
expressão que tornassem o texto mais bonito. As figuras de linguagem e os
torneios de estilo ganharam faixa própria, encobrindo, muitas vezes, as
insuficiências das idéias. Por isso, ainda hoje, persiste um pouco a visão
negativa da retórica como sinônimo de enfeite do estilo e vazio das idéias. É
verdade que muitas organizações discursivas confirmam tal visão. Note-se, por
exemplo, certas petições de advogados, ou ainda, aqueles célebres discursos de
formatura, com os seus eternos “jovens de hoje que irão construir o país de
amanhã”, “o sofrimento dos pais para ver o triunfo dos filhos”. As cerimônias de
abertura dos bailes das debutantes não ficam muito atrás no desfile de clichês: “a
beleza feito menina”, “a formosura que ofusca as luzes do salão”, “a rosa que
desbrocha” etc. No Brasil, essa concepção “enfeitista” do discurso, na sua
romaria de lugares comuns, estereótipos, figuras de gosto duvidoso, verdadeiro
templo do Kitsch, difundiu-se com uma força capaz de produzir lágrimas nas
pasmas platéias.
Ao final do século XIX, a visão da retórica como verniz do estilo
encontrou terreno fértil entre os parnasianos. Veja um exemplo:
Invejo o ourives quando escrevo:
Imito o amor
Com que ele, em ouro, o alto relevo
Faz de uma flor.
Imito-o. E, pois, nem de Carrara
A pedra firo:
O alvo cristal, a pedra rara,
O ônix prefiro.
Por isso por servir-me,
Sobre o papel
A pena, como em prata firme.
Corre o cinzel.Corre;
desenha, enfeita a imagem,
A idéia veste
Cinge-lhe ao corpo a ampla roupagem
Azul-celeste.
Torce, aprimora, alteia, lima
A frase, e, enfim,
No verso de ouro engasta a rima
Como um rubim.
Assim procedo. Minha pena
Segue esta norma
Por te servir, Deusa Serena
Serena Forma!
O excerto acima, o célebre poema de Olavo Bilac, nos indica um pouco da
concepção segundo a qual o texto é, antes de mais nada, um trabalho de
artesanato verbal.A questão reside em encontrar o enfeite para a idéia, a rima
rara, a estrofe construída com a paciência do cinzelador. . Escrever passa ser,
principalmente, um ato de exercício verbal, um ritmo ao qual não devem faltar
os deuses a serem glorificados, nesse caso, a “Deusa Serena, Serena Forma”.
CASINO RESORT, BOSTON (FOX10) - Hollywood, IL
ResponderExcluirHOLLYWOOD, IL 경상북도 출장안마 - APRIL 목포 출장마사지 23, 2015 - HOLLYWOOD Casino Resort is calling on the 안성 출장마사지 casino 서귀포 출장안마 and hotel to be 아산 출장마사지 more welcoming to guests.